segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Nevis

As ilhas de St. Christopher e Nevis formam um país, mais conhecido, em inglês, como St. Kitts & Nevis. Em sua segunda viagem ao Novo Mundo, Cristóvão Colombo passou por lá em 1493; Nevis recebeu este nome dele por causa da neve, isso mesmo, nieves, em espanhol. O Pico Nevis (970m), no centro da pequena ilha, de origem vulcânica, tem sua ponta quase sempre coberta por nuvens, dando a impressão de ser neve.
As ruas de Nevis são tipicamente ruas das Índias Ocidentais:

Por causa da origem vulcânica, há águas termais sulfurosas medicinais muito quentes. Perto de piscinas como estas há avisos, por causa da temperatura, de que é proibido permanecer na água por mais de 15 min.:


Judeus vindos do Brasil se estabeleceram em Nevis, estima-se que no início do Séc. XVII cerca de 25% da população não-escrava de Nevis eram judeus. Veja a inscrição neste túmulo do cemitério judeu, que fica próximo às ruínas da (provavelmente) mais antiga sinagoga do Caribe: “Do bem aventurado e virtuozo Hananiah Arrobas. F° em ... de Sebath ... 5496 que corresponde em 25 de janeyro 1729 ~ 1730 que sua alma goze da glória”.


Da praia Pinney é possível ver a ilha-irmã de St. Kitts:

O Pico Nevis, visto do navio de manhã cedo, logo depois da nossa chegada:

E à tarde, quando já faz jus a sua fama:

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante! Aproveito para aumentar meus conhecimentos gerais:
1.Há mais pormenores sobre os judeus que chegaram a este lugar, advindos do Recife?
2.A figura na bandeira tem algo a ver com o tridente de Netuno?