quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

20% dos corais já foram destruídos pelo aquecimento global

É preocupante ler notícias como a que foi publicada hoje no site da Agência Estado (veja abaixo). É exatamente isto o que está acontecendo aqui em Barbados também. Até quando ignoraremos os sinais do planeta em nome da ganância e do 'desenvolvimento'?

O texto abaixo foi publicado originalmente aqui.

20% dos corais já foram destruídos pelo aquecimento global

Mudança climática torna águas dos oceanos mais ácidas, dificultando a calcificação dos recifes
AP
Mulher vê exposição sobre os perigos do aquecimento global
POZNAN, Polônia - O mundo perdeu cerca de 20% de seus recifes de coral e grande parte do que restou pode ser destruído pela acidez crescente dos mares se a mudança climática continuar no mesmo ritmo, alertou um grupo ambiental nesta quarta-feira, 10.
O aquecimento global e a crescente temperatura dos oceanos são as mais sérias ameaças aos corais, já destruídos por técnicas de pesca e poluição, disse a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).
"O mundo perdeu cerca de 19% de seus recifes de coral nos últimos 20 anos", disse a diretora geral da IUCN, Julia Marton-Lefevre, enquanto aconteciam as conversas da reunião de Poznan.
"Se os padrões atuais de emissão de dióxido de carbono continuarem, muitos dos recifes remanescentes terão sido perdidos em 20 ou 40 anos", disse.
"A mudança climática deve ser limitada ao seu mínimo absoluto se quisermos salvar os corais. Precisamos avançar nos cortes das emissões", afirmou.
Aumentar o nível de CO2 na atmosfera, o que ocasiona o aquecimento global, está elevando o nível e a temperatura dos oceanos, disse Olof Linden da Universidade Mundo Marítimo em Malmö, na Suécia. Isso torna a água mais ácida, afetando a calcificação dos recifes.
Um relatório do Global Coral Reef Monitoring Network, membro do IUCN, disse que todos os corais do mundo podem ser considerados ameaçados se os especialistas em mudança climática da ONU (IPCC) estiverem certos em suas previsões.

Nenhum comentário: