sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

temporada de colheita da cana-de-açúcar

Aqui em Barbados está começando a temporada de colheita da cana-de-açúcar. Apesar da cana ser quase uma monocultura neste país que é 0,5 km² menor do que a Ilha de Santa Caratina (Florianópolis), ela não contribui significativamente para a economia local, embora o açúcar e o rum sejam de excelente qualidade. O que move a economia são os turistas ricos e o setor de serviços.
A cana geralmente é colhida a partir de final de fevereiro/início de março até o final de julho, quando acontece o carnaval de Barbados, o chamado "crop over", que literalmente pode ser traduzido como "fim da colheita". Originalmente foi uma festa de agradecimento pelos "frutos" colhidos.
Esta foto tirei há pouco em uma plantação não muito longe de casa. A colheita é basicamente mecanizada, pouco serviço manual é usado. As queimadas antes do corte não são permitidas, um exemplo que deveria ser seguido pelo Brasil inteiro.
Para mais informações sobre o Crop Over Festival de Barbados, consulte: www.barbados.org/cropover.htm


Um comentário:

carlão spredemann disse...

As notícias que se tem de Barbados são muito poucas e se sabe que é uma republiqueta de bananas. com o seu comentário sobre a colheita de cana e do turismo se percebe que existe muito mais do que se sabe sobre este país. Abraços do primo!